Avaliação de acadêmicos sobre o ensino-aprendizagem de enfermagem em centro de material e esterilização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201800040004

Palavras-chave:

Esterilização. Avaliação educacional. Educação em enfermagem. Educação superior.

Resumo

Objetivo: Descrever a avaliação de acadêmicos de Enfermagem sobre o processo de ensino-aprendizagem do componente curricular Enfermagem no
Centro de Material e Esterilização. Método: Estudo analítico-descritivo, transversal, realizado em uma universidade pública, com alunos que haviam vivenciado
o componente curricular anteriormente à coleta de dados. Os participantes responderam a um questionário on-line com perguntas relacionadas ao ensino-aprendizagem.
Resultados: Foram contabilizadas 58 participações, em que a maioria avaliou a didática dos conteúdos teóricos como “bom” ou “ótimo”, a carga horária
como “pouco suficiente” e os cenários de práticas como limitados ou distantes do que recomenda a literatura. Conclusão: O ensino-aprendizagem foi bem
avaliado quanto ao seu caráter teórico e literário; entretanto, as atividades práticas foram avaliadas como insuficientes e insatisfatórias pela maioria dos discentes.

Biografia do Autor

Emanuela Batista Ferreira e Pereira, Universidade de Pernambuco (UPE) - Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG)

Enfermeira. Doutoranda em Cirurgia pelo Programa de Pós Graduação em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE).

Laryssa Samara Sobral Melo

Enfermeira pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE).

Eriraniele Wanessa Florencio de Souza

Enfermeira pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE).

Brenna Cavalcanti Maciel Modesto

Enfermeira pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE).

Marília Perrelli Valença, Universidade de Pernambuco (UPE) - Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG)

Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Ciências Médica pela Universidade de Pernambuco. Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE).

Claudinalle Farias Queiroz de Souza, Universidade de Pernambuco (UPE) - Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG)

Enfermeira. Doutora em Cirurgia pelo Programa de Pós Graduação em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE).

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

Pereira, E. B. F. e, Melo, L. S. S., de Souza, E. W. F., Modesto, B. C. M., Valença, M. P., & Souza, C. F. Q. de. (2018). Avaliação de acadêmicos sobre o ensino-aprendizagem de enfermagem em centro de material e esterilização. Revista SOBECC, 23(4), 178–183. https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201800040004

Edição

Seção

Artigos Originais