Projeto de extensão de enfermagem no controle de infecções hospitalares.

Autores

  • Maria Cristina Soares Rodrigues Doutora em Ciências da Saúde professora adjunta do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB) .
  • lsabela Pereira Rodrigues Enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Universitário de Brasília professora substituta do curso de Enfermagem da UnB .

Palavras-chave:

extensão universitária, Enfermagem, infecção hospitalar

Resumo

Este artigo apresenta um projeto de extensão de Enfermagem no controle de infecções hospitalares, que foi  desenvolvido  em um hospital-escola de Brasília (DF) e teve, como pres­ supostos, a interação entre ensino, pesquisa e extensão e a integração entre universidade e comunidade. Trata-se de um relato de experiência que partiu das bases teóricas que fomentaram a elaboração da proposta, contendo a descrição dos objetivos da ação, dos agentes de atuação, do cenário da prática, das etapas de operacionalização e do sistema de avaliação do pro jeto , além de indicar seus componentes metodológicos e sua forma de fi nan ci am ento . Os resultados , na fase inicial de desenvol­ vimento, apontaram a necessidade de avançar e de inovar nas atividades de ação contínua de Enfermagem na vigilância de infecções hospi talares. Por outro lado, essa experiência integradora e interdisciplinar contribuiu para a formação do futuro profissio nal enfermeiro, abrindo canais de i n terlo  cução para o enriquecimento recíproco e estreitando a relação entre o trabalho acadêmico e a assistência à saúde.

Referências

Faria DS. Extensão un iversitá ria: do assistencialismo à autonomia, do mercado ao social. Rev Dec Ext UnB 1999i 3(4) :1 4-6 .

Serrano RMSM, Justino MJ, Nogueira MDP, Mendes SR. Avaliação nacional da extensão univ ersitária. Brasília: MEC/SESui 200 1 .

Brasil. Mi ni stério da Ed ucação . Secretaria de Educação Superior. Plano Nacional de Extensão Un iversitá ri a . Edição atua lizada . Brasília: Fórum de Pró­ Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileirasi 2000/2001 .

Universidade de Brasília ( UnB) . Decanato de Extensão: a extensão na Universidade de Brasília - o que é e como participar. Brasíliai 20 0 4.

Turrini RNT, Santo A H. Infecção hospitalar e causas múltiplas de morte. J Pediatr [periódico na in te rnet]. 2002 [citado em 2004, dez . 20L 7 8 (6 ):[cerca de 9 p] . Disponível em: http:/ /www.scielo.br

Oliveira AC, Rocha LC. Prevenção das infecções hospitalares cirú rgicas. l n: Oliveira AC, Albuquerque CP, Rocha LC. Abordagem das infecções hosp italares: prevenção e controle. Rio

de Janeiro: MEDSli 199 7. P. 65-7 4.

Lacerda RA. Ambiente da sala de operações: fonte de contaminação e relação com infecção em Centro Cirúr gico. ln: Lacerda RA, organ izado ra. Controle de infecção em Centro Cirúr gico: fatos,

mitos e co n t rové rsias . São Pa u lo: Atheneui 200 3. P. 32 5-60 .

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.6 1 6, de 12 de maio de 1 99 8 . Expede na forma de anexos diretrizes e normas para a prevenção e o controle das infecções hospitala res. Diá rio Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 19 9 8 .

Brasil. Ministério da Saúde. Lei nº 9.431, de 6 de janeiro de 1997. Dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção de programa de controle de infecções hospitalares pelos hospitais do País [ legislação na inte rnet] . Brasíliai 1997 [citado em 2005, mar . 30 ]. Disponível em: http: //www.anvisa.gov.br/ legis/leis/9 431 _97 .htm

Scatolin V. A batalha contra a infecção hospitalar, em defesa da saúde da pop ulação. ln: Vogt C, organ izad or. Prêmio Jovem Cie ntista : histórias da pesquisa no Brasil. São Paulo: Fundação Roberto Marinh ai 20 0 3. P. 28 7-30 2.

Poveda VB. Análise dos fatores predisponentes à infecção do sítio cirúrgico em gastrectomia [dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo; 20 0 4.

Lacerda RA. Produção científica nacional sobre infecção hospitalar e a contribuição da Enferm agem: ontem, hoje e pe rsp ect ivas . Rev Latino-Am Enferm agem. 2002; 1O(1 ):5 5-6 3.

Rodrigues MCS. Relatório final do projeto de extensão de ação contínua . Brasí lia: Universidade de Brasíliai 200 4.

Downloads

Publicado

2007-07-01

Como Citar

Rodrigues, M. C. S., & Rodrigues, lsabela P. (2007). Projeto de extensão de enfermagem no controle de infecções hospitalares. Revista SOBECC, 12(2), 25–30. Recuperado de https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/349

Edição

Seção

Artigos Originais