Avaliação de qualidade no Centro de Material e Esterilização

Autores

  • Claudia Campoi Roman Especialista em Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica e Centro de Material e Esterilização pela Universidad e Estadual de Londrina - PR .

Palavras-chave:

grau de satisfação do cliente, Centro de Material e Esterilização.

Resumo

Esta pesquisa aborda um dos assuntos do padrão de qualidade, que é o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), buscando revelar a percepção que os enfermeiros têm dos serviços que são prestados pelo Centro de Material e Esterilização (CME), além de desenvolver uma política de incentivo entre os colaboradores que atuam nessa área, com o objetivo de instituir uma parceria na busca da qualidade. Utilizamos, para tanto, um instrumento com sete questões relacionadas com as atividades da equipe de esterilização,  somado  a  um espaço  destinado para comentários e sugestões que os participantes julgassem necessário registrar. Os resultados permitiram desvendar alguns pontos que interferem na qualidade do serviço do CME e também forneceram subsídios para planejarmos as ações que deveriam ser vinculadas às rotinas existentes no setor

Referências

Leite CB. O mbudsma n-corregedor ad ministra tivo. R io de J a neiro: Za ha r; 1 9 7 5. 2 . Rebelo P. O ualidade em saú de. São Pa ulo: O ualityma rk; 1 996 .

Ministério da Saúde. Secretária de Assistência à Saú de. Processa mento de

a rtigos e superfícies em estabeleciment os da saúde. Brasília; 1 99 4.

Lobos J O ualidade at ravés das pessoas. São Pau lo: J .Lobos; 1 991 .

Sa lzano SDT As ações de Enferm ag em em Centro Cirú rgico e Centro de Material na prevenção e no cont role das infecções hospitala res. ln: Anais do 37° Congresso Bras i leiro de En fermag em; 1 98 6; O li nda. O li nda: A BEn -Seção-PE; 1 98 6 .

Hammer M. A organ ização do fut uro: como prepara r hoje as empresas de aman hã. São Pau lo: Futur a; 199 7 .

Downloads

Publicado

2005-03-31

Como Citar

Roman, C. C. (2005). Avaliação de qualidade no Centro de Material e Esterilização. Revista SOBECC, 10(1), 32–35. Recuperado de https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/303

Edição

Seção

Artigos Originais